AS SETE LINHAS DE ORIXÁS DE UMBANDA DA CASA DE PAI TAQUANÃ
OS ORIXÁS E OS SÍTIOS VIBRACIONAIS CORRESPONDENTE NO NOSSO CENTRO.
Orixás são aspectos da Divindade, altas vibrações cósmicas que se rebaixam até nós, propiciando a apresentação da vida em todo o Universo.
Cada um dos orixás tem peculiaridades e correspondências próprias na Terra: cor, som, mineral, planta regente, elemento, signo zodiacal, essências, ervas, entre outras afinidades astro-magnéticas que fundamentam a magia na Umbanda por linha vibratória.
Encontraremos nos sítios vibracionais dos orixás sempre os quatros reinos: ar, fogo, água e terra.
Os sítios vibracionais principais são: Oxalá (Água Mineral) Iemanjá (Praias, Oceanos e Mares), Ogum (Cachoeiras), Xangô ( Pedreiras), Oxossi (Matas), Xangô Kaô (Areias do desertos, Povo do Oriente, Cura), São Jeronimo ( Pretos Velhos) os quais descrevemos a seguir.
Mar e Oceanos: tudo no mar é movimento. Seu incessante vai e vem é a própria respiração e pulsação da vida, com sua expansão e contração, cheia e vazante, levando tudo o que é negativo, transformando- o e devolvendo convertido em positivo. Seu próprio som expressa essa possante e magnífica transformação.
Cachoeira: encontramos elementos coesivos das pedras (mineral) e água potencializada na queda da cachoeira, que produzem ou conduzem várias formas de energia. Como as águas fluem num só sentido, purificam, descarregam, vitalizam, equilibram e fortalecem o indivíduo como um todo (no físico-etérico) .
Pedreira: reestrutura a forma, regenera, fixa, condensa, plasma e dá resistência mental, astral e física ao indivíduo.
Mata: condensa prana (energia vital), restabelece a fisiologia orgânica, principalmente a psíquica, fortalece a aura, o campo astral, o eletro magnetismo, a saúde, o mediunismo, plasmando forças sutis.
OXALÁ - JESUS - COMEMORAÇÃO 25 DE DEZEMBRO
Sincretizado JESUS na Igreja Católica, na Umbanda OXALÁ é conhecido como o Orixá que comanda todos os outros Orixás e tudo que está relacionado ao planeta terra, o começo o meio e o fim. Sua cor é o Branco. Na Umbanda este Orixá simboliza o amor, a benevolência, a humildade, a caridade, comando de tudo, o mestre. Na natureza liga-se a água mineral, a luz. *Nas obrigações a Oxalá, podem ser utilizadas água mineral, flores brancas, vela branca,
OGUM - SÃO JORGE - COMEMORAÇÃO 23 DE ABRIL
OGUM
Sincretizado a São Jorge na Igreja Católica, na Umbanda Ogum é conhecido como o Orixá das cachoeiras, Sua cor é o Branco e Vermelho. Na Umbanda este orixá simboliza a ideia de trabalho, luta, guerra e vitória. Na natureza liga-se aos metais. Representa a linha das demandas, da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida. Ogum protege com sua espada e sua lança os filhos de fé. Quando incorporados, os falangeiros dessa linha mostram andar enérgico e falam de maneira forte, mostrando energia e vivacidade. Os pontos cantado para louvar Ogum trazem também essa energia, todos eles ressaltando as suas qualidades de bravo guerreiro e vencedor de demanda. É comum vermos nos pontos cantados para Ogum a junção dos vários elementos da natureza sendo louvados. Quando filhos de fé invoca Orixá Ogum, está invocando forças que o levem a lutar e vencer sobre as forças que o querem levar ao declínio, agindo na energia de Ogum como elemento revitalizador que possibilita sua ascensão, sua conquista ao fim desejado. Assim como Oxalá, Ogum também é força, é misericórdia, é socorro. Ogum vibra sua energia nos caminhos, sempre vigilante, aplicando a Lei Divina com rigidez e firmeza, conforme a atitude daquele que o leva a agir. *Nas obrigações a Ogum, devem ser realizados nas cachoeiras, podem ser utilizadas flores brancas, vela branca/vermelha, uma cerveja branca
XANGÔ - SÃO JERONIMO - COMEMORAÇÃO 30 DE SETEMBRO
São Jerônimo
Sincretizado a São Jeronimo na Igreja Católica, na Umbanda Xangô é o Orixá da sabedoria e da Justiça, sua cor é o marrom, os domínios de Xangô são as pedreiras , simbolicamente atua também sobre as tempestades e tudo que dela provém, como raios, chuvas com trovoadas, etc, simboliza a lei de causa e efeito, forças poderosíssimas, é a ele que recorremos quando necessitando de ajuda nos processos que demandem muita energia, recorrem a Xangô os injustiçados, perseguidos, nas demandas espirituais e materiais, nos processos judiciais, enfim todos os processos ligados a Lei e a Justiça. De Xangô emanam a autoridade, a justiça e o saber. Ele jamais erra e jamais permitem o erro dos seus filhos. É protetor dos bons juízes, dos bons advogados, e de todos aquele que tenham contato com as práticas da Lei. *Nas obrigações a Xangô, leve somente flores brancas, vela marrom, uma cerveja escura*. Na pedreira faça o seu pedido, os trabalhadores espirituais na linha de Xangô vão ouvi-lo (a) e atendê-lo (a) conforme o seu merecimento.
OXOSSI - SÃO SEBASTIÃO - COMEMORAÇÃO 20 DE JANEIRO
OXOSSI
Sincretizado a São Sebastião na Igreja Católica, na Umbanda Oxossi é conhecido como o orixá das matas e da grande maioria dos caboclos. Sua cor é o verde, representando as matas. Na Umbanda também é conhecido como o caçador, mas não de animais e sim, de almas e de homens, sendo a catequese seu maior objetivo. Oxossi já é conhecido por aliar a força com o bom senso, equilíbrio, essas características emanam desse Orixá que se manifesta nos trabalhos de Umbanda, principalmente na manifestação dos caboclos e suas falanges e emana a altivez que encoraja a todos os seguidores da Umbanda, transmitindo grande segurança aos consulentes de nosso culto. As matas são para o umbandista os domínios de Oxossi. A altivez do caboclo, a sua autoridade, a seriedade, a força, a coragem, a perseverança, o sentido de lutar para vencer, provém diretamente desse Orixá, pois essas são algumas de suas características. *Nas obrigações a Oxossi, que devem forçosamente serem realizadas nas matas, podem ser utilizadas flores brancas, velas verde, vinho tinto. Oxossi é Patrono na Casa de Pai Taquanã, em virtude ao Pai Tajubim.
IEMANJÁ - NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - COM. 08 DE JANEIRO
IEMANJÁ
Sincretizada a Nossa Senhora da Conceição pela Igreja Católica, Iemanjá é a mãe o amor. Sua cor é o azul claro, e seus domínios são as águas de todos os lugares, porém, sua atuação maior é sobre os mares e oceanos. Protetora dos marinheiros, dos pescadores, das viagens por mar e sobre toda a flora e fauna marinhas. Os oceanos, as praias, os rios, os lagos e as cachoeiras, são domínios de Iemanjá. A força vibratória das águas ou desses locais tem a função de devolver trabalhos ou vibrações de qualquer natureza. O mar sempre devolverá tudo o que for nele colocado ou vibrado. Nas obrigações à Iemanjá, leve ROSAS BRANCAS, PERFUME (ALFAZEMA) *Na beira da praia faça seu pedido. Os espíritos trabalhadores na linha de Iemanjá vão ouvi-lo(a) e atendê-lo(a) o seu pedido, conforme o seu merecimento, o mar por suas características vibratórias, devolverá rapidamente tudo que nele é atirado. Iemanjá é um dos Orixás mais cultuados e respeitados na Umbanda. Ela está representada na figura da mãe, geradora e criadora que acompanha o ser humano por toda a vida. É muito evocada nos templos de Umbanda através das sereias e ondinas para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente.
* Na casa de Pai taquanã as obrigações para os Orixás só poderão ser feitas por médiuns coroados, caso especial só com determinação do chefe do terreiro Pai Taquanã. Bebidas, comidas e hipótese nenhuma matança de animais, apenas a sua fé.
Comentários
Postar um comentário